Muitos tutores acreditam que, porque os animais têm pelos, eles suportam mais as baixas temperaturas, mas a verdade é que o tempo frio pode ser desconfortável tanto para os pets quanto para nós. Afinal, assim como nós, no inverno, os animais estão mais propensos a terem doenças.
Ademais, os animais não tem como cuidar de si, não são independentes, o que nos faz entender mais uma vez a importância de cuidar deles como se fossem crianças, com atenção aos mínimos detalhes.
O frio também fará com que seu animal durma mais encolhido, com isso, animais que apresentem alterações articulares terão mais recidivas e, por consequência, sentirão mais dor.
Pensando nisso, a PetZila separou algumas dicas de como você pode manter o seu pet seguro na estação mais fria do ano. Confira!
1- Prepare um abrigo aconchegante
Uma das preocupações com a saúde dos pets no inverno é a hipotermia. A hipotermia ocorre quando os pets passam muito tempo no frio, dormem na friagem ou em temperaturas muito frias. Assim, caso ela progrida, eles podem apresentar sinais de letargia, fraqueza e depressão.
Por isso, a fim de evitar essas complicações, invista em uma casinha para o porte do seu pet que o proteja de vento e chuva. Se possível, coloque um cobertor para deixar o local mais aconchegante e quentinho.
2- Reduza o banho
Neste período, é bom que você reduza a frequência de banhos e, quando for dar, escolha sempre fazer durante o dia. Uma dica muito importante é: usar sempre o secador para auxiliar na secagem dos pelos.
3- Reduza a tosa
A pelagem do cachorro não é algo apenas estético para deixá-lo fofinho e peludinho. Afinal, ela atua como uma camada que protege dos raios solares e diminui o índice de picadas de insetos.
Além disso, servem como um isolante térmico que ajuda a manter a temperatura corporal.
4- Mantenha a vacinação em dia
Além da gripe canina (é a mesma doença que traqueobronquite infecciosa canina) existem outras doenças que são mais comuns de aparecerem no inverno, como traqueobronquite infecciosa canina, bronquite crônica e a cinomose.
Isso porque, no inverno, além do desconforto, os cães ficam mais suscetíveis às dores e doenças respiratórias. É nesse momento que a carteira de vacinação se torna indispensável e precisa estar em dia.
5- Atente-se aos sinais do seu pet
Se o seu pet estiver sentindo frio, certamente ele irá deixar alguns sinais e você precisa ficar atento. Afinal, como você pode saber se ele está com frio?
Principais sinais que seu pet pode dar:
- procurar tapete para ficar deitado;
- ficar mais “escondido” em cantinhos da casa;
- deitar enrolado;
- tremores;
- patas, orelhas e focinho gelados.
Esses sinais indicam que o seu pet precisa ser aquecido e acolhido. Então, fique atento!
Agora você já sabe como cuidar do seu pet na época mais gelada do ano. Curtiu essas dicas? Em nosso blog você encontra mais informações e curiosidades sobre os pets.