Cachorro ansioso? 10 dicas para ajudar o seu pet

Cachorro ansioso | petZilla

Seu cãozinho anda muito agitado, estressado ou triste? Embora distintas, as 3 emoções podem indicar o mesmo diagnóstico: ansiedade canina. E, você deve estar se perguntando o que pode provocar isto, certo? Bem, há alguns fatores — como medos excessivos, traumas passados e ausência prolongada dos donos — que podem contribuir para o quadro de um cachorro ansioso

Pensando nisso, separamos 10 dicas valiosas para ajudar você a lidar, e até a reduzir, com a ansiedade do seu pet. Vamos lá?!

Como identificar um cachorro ansioso?

Assim como nós, os pets também não são imunes à ansiedade. Vários são os gatilhos que podem desestabilizar o emocional dos cães, como abandono, longos períodos de solidão, mudanças na rotina e pouca interação dos donos. 

Para identificar se seu filho de quatro patas sofre de ansiedade, é necessário observar o comportamento dele. Vejamos alguns indícios:

  • Falta de apetite;
  • Excesso de latido;
  • Lambidas excessivas das patinhas;
  • Agressividade;
  • Hiperatividade;
  • Mudanças gerais de comportamento;
  • Choros frequentes.

Outro ponto a ser destacado: o ato de “comer” sapatos ou de fazer xixi na cama do dono pode indicar um quadro de ansiedade canina.

Como reduzir a ansiedade do pet?

Agora que entendemos um pouco mais sobre o assunto, ficou mais fácil identificarmos um cachorro ansioso. Dito isto, vamos seguir com as 10 ações que podem ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade desses animais e evitar as doenças em cães

  1. Brinque bastante

Seu pet precisa gastar energia e se sentir amado. Qual a melhor forma para isso? Brincando bastante com ele. Brincadeiras diárias ajudam na saúde mental e física do seu cãozinho. 

  1. Seja presente

Devido à pandemia, muitos profissionais aderiram ao sistema home office. Isto, de certa forma, colaborou para que os cães não se sentissem sozinhos por muito tempo. Caso você não tenha a opção de trabalhar de casa, procure outra alternativa para não deixar seu cachorro sozinho por muitas horas, assim não ficará solitário. 

  1. Crie uma rotina

Quem diria que uma rotina seria fundamental para evitar a ansiedade, não é mesmo? Crie um cronograma diário com os horários das refeições, passeios e brincadeiras. Isso ajudará a manter seu cão sempre ativo e saudável.

  1. Leve para passeios

É muito importante, mesmo que você tenha um quintal pro seu cachorro, caminhadas diárias de, pelo menos, meia hora. 

  1. Petiscos, ossinhos e produtos naturais 

Petiscos, ossos e produtos naturais para morder, como chifres de boi, são muito bem-vindos. Desta forma, o pet deixa de morder seu sofá, por exemplo, e gasta a energia com o produto canino.

  1. Comedouro para cães ansiosos

Já ouviu falar em comedouro para cães ansiosos? É uma ótima opção para aquele cachorro que come muito rápido. A proposta desses itens é incentivar que o animalzinho se alimente de forma mais lenta e ainda se divirta, pois pode ser visto como um “brinquedo”.

  1. Estimule com brinquedos 

Brinquedos ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade em cães. Promova um ambiente tranquilo e rico com itens interativos pela casa. Cordas, bolinhas, mordedores e acessórios de petiscos funcionam muito bem.

  1. Deixe-o explorar o ambiente

Limitar o cachorro a um único cômodo é péssimo. Isso desencadeia estresse e ansiedade no animal. Deixe que seu filho explore o ambiente.

  1. Invista em treinamentos

Seu cachorro continua latindo muito, com comportamento agressivo ou destruindo tudo o que vê pela frente? Chame um adestrador! Um profissional qualificado ajuda o seu pet com a ansiedade através de técnicas comportamentais seguras. Lembre-se: gritar não resolve nada.

  1. Leve ao veterinário

Há alguns casos que o pet precisa de tratamento especializado. Por exemplo, cachorros que ficam muito estressados e ansiosos com a queima de fogos. Nestes casos, vale conversar com um médico veterinário e avaliar o uso de calmantes em datas festivas, como Natal e Ano Novo.

Cuidado canino é na petZilla

Viu quanta coisa pode interferir na saúde mental do seu pet? Por isso, é muito importante observar o comportamento do seu amigão e dar muita atenção e, claro, não esquecer das consultas veterinárias. Na petZilla, consultório veterinário, banho e tosa e pet shop no Rio de Janeiro, você encontra profissionais qualificados para cuidar com muito amor e carinho do seu pet. Além disso, aqui, você também encontra caminhas, brinquedos, comedouros, petiscos naturais e muito mais para o seu cachorro. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *