Levar ou não o cachorro na praia ainda é um debate bastante recorrente entre os amantes de animais.
Isso porque, não são todas as cidades que autorizam a permanência dos pets na praia.
Entretanto, alguns locais, com forte atração turística, como Natal e Rio de Janeiro, permitem a entrada de cachorro na praia.
Por outro lado, ainda existem localidades em que a placa “proibida a entrada de animais” é mantida.
Além disso, existem diversos motivos para impedir a presença dos peludinhos nessas áreas.
Quer descobrir como você pode aproveitar a praia com seu cachorro sem ter dor de cabeça? Então, continue conosco!
Bom senso com o cachorro, por favor
Sabemos que, hoje em dia, os animais são considerados verdadeiros membros da família, não é mesmo?
Por conta disso, muitas pessoas acabam planejando suas férias ou seus passeios contando com a presença dos pets.
Entretanto, é muito importante fazer um bom planejamento para que você não tenha dores de cabeça no passeio e, assim, não consiga se divertir o bastante.
Assim, você evita ser pego de surpresa, concorda?
Por isso, ao levar o cachorro na praia – ou em qualquer outro lugar – tenha bom senso e procure saber se a presença dele realmente é permitida.
Afinal, a entrada de animais de forma irregular na praia pode gerar multas ao dono do animal.
Caso a praia que você e sua família já estejam acostumados a frequentar aceite a entrada de animais, celebre!
Diante disso, confira algumas regras importantes na hora de levar o seu cachorro na praia:
- procure manter o animal na coleira; afinal, o risco do seu cachorro incomodar os banhistas ou se perder é menor;
- para algumas raças o uso da focinheira é obrigatório; raças, como: Pitbull, American Terrier, Rottweiler, entre outras derivações;
- esteja com o cata-cacas em mãos e recolha, imediatamente, as fezes do seu pet;
- certifique-se de que a vermifugação e a vacinação do seu cachorro estejam sempre em dia; inclusive, procure andar com a documentação comprobatória, caso alguma autoridade local solicite.
3 dicas para não ser o chato da praia
Agora que você entendeu que, sim, é permitida a presença de cachorro na praia, chegou a hora de conhecer algumas dicas para que você não se torne nem o chato e nem o inconveniente da praia, está bem?
Escolha os horários com menos intensidade solar
Você já deve ter ouvido algum especialista – um dermatologista, por exemplo – recomendando a exposição solar em determinados horários do dia e os benefícios que essa prática traz, não é mesmo?
Saiba que isso vale para os animais também. Logo, ao levar o cachorro na praia, escolha horários onde o sol está menos intenso.
Não só para prevenir contra possíveis riscos de câncer de pele, mas para reduzir as chances de queimadura nos coxins, justamente por conta da alta temperatura da areia.
Mais comodidade com cachorro na praia? Então, leve comida, água e cata-cacas
Antes de sair de casa para levar o seu cachorro na praia, prepare (de preferência no dia anterior, para não esquecer nada) uma mala com tudo que o seu animal irá precisar para passar o dia mais tranquilo, como ração, água fresca.
Além disso, principalmente para evitar certos problemas com outros banhistas, procure levar o cata-cacas e um saquinho para que as fezes sejam recolhidas. Assim, você evita qualquer dor de cabeça e discussões desnecessárias.
Brinquedos: uma ótima opção para entreter os cachorros
Uma opção para deixar o passeio ainda mais divertido para você e seu animal é levar alguns brinquedos para que ele se distraia. No entanto, procure investir em brinquedos que não sejam prejudiciais à saúde do seu animal.
Inclusive, aqui, na petZila, temos uma enorme variedade de brinquedos fabricados para todas as raças. Afinal, pensamos sempre no bem-estar dos nossos clientes de quatro patas.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Se sim, então você vai adorar conhecer algumas dicas sobre viajar de carro com o seu pet.