Um dos maiores problemas para quem tem cão e gato é a queda de pelos. Em alguns períodos do ano, a troca de pelagem se intensifica, o que pode causar desconforto para quem convive com eles. Isso porque ficam por toda parte onde o pet passa. Para o seu alívio, existem muitos recursos para que essa questão seja enfrentada com o mínimo de transtornos. Continue a leitura e descubra como progredir.
Qual é o período de maior queda de pelos dos pets?
A maioria dos cães perdem pelos o ano inteiro, mas há duas trocas sazonais mais intensas: na primavera, que é quando a pelagem é substituída por uma mais fina para se adaptar ao verão, e no outono, por uma mais densa e grossa, que tem o objetivo de ajudar na proteção térmica no inverno.
Outra questão é em relação aos tamanhos dos pelos. Os cães de pelagem curta, geralmente, necessitam de cuidados menos frequentes em banhos e tosas e acabam sendo menos escovados, soltando mais pelos pela casa. Já os de pelagem longa, normalmente, precisam de banhos semanais e, quando são escovados, os pelos mortos são removidos. Por isso, a sensação é de que caem menos.
Já para os gatos, têm outras questões que influenciam a troca. É comum a mudança de pelagem ao longo de todos os meses do ano, intensificando-se nas épocas de troca de estação. O estresse também interfere na queda de pelos dos gatos. Quando se sentem desconfortáveis, desconfiados e acuados, soltam mais pelos que o normal.
Queda de pelos exagerada não é normal
Tudo o que é exagerado, não é considerado como bom. Com a queda de pelos não é diferente. É um sinal de que algo está errado. Nas mudanças sazonais, a queda intensa não deve ultrapassar 30 dias e não pode produzir falhas na pelagem, pois 50% dos pelos estão em fase de crescimento e 50% na de dormência.
Quando muitos pelos caem, aqueles folículos que estavam em fase de descanso são ativados. Se a perda está ocorrendo há muito tempo e existe a presença de outros sinais na pele e nos pelos, como opacidade, falhas, odor forte que tende a não desaparecer com banhos e caspas, pode haver outros fatores associados, como as doenças de pele.
Como amenizar a queda de pelos?
Algumas ações podem ajudar a diminuir esse problema. A principal delas é dar banho e escovar. A indicação de banhos pode variar conforme a raça, mas, na maioria das vezes, pode ser semanal ou quinzenal. Em épocas de queda intensa, é indicada a escovação duas vezes por semana, pois auxilia muito, e semanalmente no restante do ano. É sempre importante estar em alerta para verificar se a queda de pelos está dentro do aconselhável.
Faça a escovação do seu pet!
Apesar da queda de pelos ser uma questão que deixa muitos com dúvidas em como solucionar, não é tão complicado. Manter a higiene dos pelos é uma das principais atitudes para auxiliar na questão da queda. Caso prefira deixar a tarefa de escovação com um profissional, procure por um atendimento de confiança. A petZilla, consultório veterinário, banho e tosa e pet shop no Rio de Janeiro, oferece a atenção que seu pet merece. Venha nos conhecer!