Se você tem um felino em casa, provavelmente já o pegou arranhando seu sofá ou outro móvel, talvez o pé da mesa de jantar. O ato de arranhar é uma característica dos bichanos para afiar e renovar as suas garrinhas. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para os tutores que desejam aprender mais sobre como cuidar de unha de gato. Vamos lá?!
Desvendando a unha de gato
Como sabemos, os bichanos usam suas garras para agarrar objetos, escalar e para se defender (e para deixar o amor deles registrado na pele dos seus protetores — brincadeiras à parte). Por isso, compreender a estrutura da unha de gato é tão importante antes de cortá-la. Afinal, um corte errado pode machucar o pet e desenvolver um trauma.
Os tutores mais experientes possivelmente já sabem, mas vale reforçar e até mesmo ensinar os pais de pet de primeira viagem: as unhas dos gatos possuem diversas terminações vasculares que, quando atingidas, provocam sangramentos e dores.
Por conta do medo de causar um dano na patinha do felino, muitos tutores optam por não cortar as unhas do pet. No entanto, essa escolha pode atrapalhar a mobilidade do bichinho, pois as garrinhas, quando estão grandes, ficam presas nos sofás e tapetes.
Além disso, a unha de gato cresce num formato curvo. Devido a esta característica, as garras quando grandes geram maior sensibilidade nos coxins (as famosas almofadinhas) podendo até perfurar a pele e causar feridas, além de muita dor.
Como cuidar da unha de gato?
Por conta das terminações vasculares, o indicado é levar o gatinho para cortar as unhas em um médico veterinário ou em um pet shop sempre que necessário. Mas, se prefere cuidar das garrinhas do felino em casa, algumas dicas podem ser úteis. Vejamos!
- Acostume o seu gato, desde filhote, a ser tocado nas patas sempre, mesmo em momentos que não irá cortar as unhas, depois introduza o hábito de cortar as unhas;
- Utilize o cortador de unha de gato adequado;
- Faça isso em um momento tranquilo para não gerar estresse;
- O corte deve ser feito em um ângulo de 45º;
- Preste muita atenção nos vasinhos sanguíneos nas unhas, não corte próximo ao “sabugo”.
Invista em arranhadores
Acessório fundamental para os gatinhos, os arranhadores funcionam como uma espécie de “lixa” natural para as garras dos felinos. Além de aparar as unhas do pet, os arranhadores também servem como objetos de entretenimento e relaxamento para os bichinhos que passam longos períodos se divertindo com o “brinquedo”.
E, se o tutor tiver paciência de ensinar quais lugares o bichano pode arranhar, aos poucos, o gato vai esquecer os pés das cadeiras e deixar os móveis em paz.
Atenção e cuidado com unha de gato
Viu como é importante cuidar das garras do seu animalzinho? Caso prefira deixar a tarefa de aparar as unhas do seu gato com um profissional, procure por um atendimento de confiança. A petZilla, consultório veterinário, banho e tosa e pet shop no Rio de Janeiro, oferece a atenção que seu pet merece. Venha nos conhecer!