Ninguém resiste a uma imagem de um filhote se lambuzando em uma tigela de leite, não é mesmo? Mas o que parece ser fofo pode ser muito perigoso.
O leite materno é amparado no sistema digestivo apenas quando os animais são filhotes. Durante este período, uma enzima chamada lactase é produzida, a qual é responsável por absorver o açúcar presente no leite da mãe: a lactose.
Após o desmame, há uma queda na produção desta enzima, o que não é suficiente para quebrar a quantidade de açúcar presente no leite da vaca. A partir deste período, eles devem beber apenas água.
O que acontece quando ocorre o consumo?
O seu consumo pode causar dores de barriga, gases, diarreia e desnutrição, prejudicando o crescimento ou levando-os a óbito. Assim, os cachorros precisam ter mais cuidado, visto que a ação da lactase é ainda menor
Em alguns casos, torna-se comum casos de intolerância à lactose, os quais podem variar entre mais leves ou não. Esses casos de alergia alimentar, comum, principalmente, entre os filhotes, são verdadeiros desencadeadores de sintomas, como: feridas, coceiras, quedas de pelos ou problemas respiratórios. É importante que, ao notar um desses sintomas, leve seu pet imediatamente ao veterinário.
E quanto ao consumo de outras alternativas?
Devem ser excluídos o leite de cabra por apresentar muita lactose e pouca quantidade de proteína e gordura para esses animais; o leite materno, por não apresentar o valor nutricional necessário e outras variações como o leite de coco e amêndoas.
A importância de uma alimentação balanceada
Uma alimentação completa pode ser oferecida com o uso de rações comerciais ou uma dieta prescrita por um veterinário, com alimentos devem ser oferecidos esporadicamente, pois não geram valor nutricional e podem deixar cães e gatos obesos e desenvolver doenças, como hiperlipidemia.
Quando substituir o leite materno?
Quando não é possível amamentar o pet é recomendado fazer uma substituição alimentar por um alimento ideal para filhotes com o mesmo valor nutricional. Aqui, na petZilla, o melhor petshop do Rio de Janeiro, você pode encontrar o suplemento ideal para o seu pet.
A recomendação dos especialistas é utilizar “sucedâneos do leite” ou as papinhas feitas com ração de qualidade para alimentar os filhotes. Na fase adulta é totalmente dispensável, podendo encontrar os nutrientes necessários em rações de boa qualidade.